A educação na era digital
Saiba como a tecnologia tem impacto na vida de educadores que querem entrar no mercado digital.
Você já deve ter percebido que muitas atividades que antes funcionava bem em uma sala de aula presencial, hoje, pode ser considerado obsoleto para a educação na era digital.
Com todas as mudanças, além dos alunos que são impactados, temos os professores, que precisam se adaptar a uma nova realidade educacional. Diante disso, o educador precisa conhecer as oportunidades de atuação não só para aproveitar melhor o conteúdo lecionado, mas também para criar engajamento com os estudantes.,
E não pense que estamos falando de educação formal. Muitos professores viram nos cursos livres uma oportunidade para expandir a fonte de renda, mas já perceberam também que precisam se adaptar para essa nova realidade.
Como é o mercado de educação a distância?
O mercado de ensino a distância movimentará, até 2025, cerca de 325 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes. E apesar do número alto, isso não parece distante de acontecer, visto que a projeção feita para 2015 foi alcançada (107 bilhões) e superada nos anos seguintes.
Em relação à fatia do Brasil, o crescimento no nosso país ainda é tímido. No entanto, o território tem possibilidade de conquistar um mercado bilionário, se as oportunidades forem mais bem aproveitadas. Afinal, o número de alunos, cerca de 1,5 milhões, está crescendo em ritmo acelerado, bem como as ofertas de cursos.
No entanto, não basta apenas o aumento de alunos. É preciso investimento e, principalmente, uma adaptação e aproveitamento melhor das oportunidades de ensino.
4 possibilidades que a EAD apresenta para educadores
A educação na era digital oferece diferentes oportunidades para quem deseja entrar no mercado como educador. Confira as 4 principais a seguir!
- Trabalhar a confiança e a autoridade
Ser uma autoridade online exige uma preparação do educador e especialidade no assunto que será lecionado. Portanto, uma das principais possibilidades que o EAD proporciona a ele é justamente a promoção de sua autoconfiança.
O educador do ensino a distância precisa de uma atuação de autoridade para conquistar os alunos, o que significa não só oferecer um conteúdo diferenciado, que exigirá estudos mais aprofundados e experimentação, mas também mostrar aos alunos o diferencial que aquele curso pode ter em suas vidas. Isso reverte em forma de credibilidade de mercado.
- Usar a criatividade para a captação de alunos
Outra possibilidade para o educador EAD é que, na promoção dos seus cursos, ele precisará ser criativo para atrair a atenção do aluno. Isso significa que, além de ser um especialista no assunto a ser lecionado, ele precisa saber utilizar as estratégias de marketing corretas para atrair inscritos para o curso.
O uso constante da criatividade terá uma série de impactos na vida desse educador, desde a obtenção de insights sobre as necessidades do mercado até um conhecimento e adaptação à realidade do aluno.
Com isso, o educador também tende a ser mais motivado e a desenvolver um impacto positivo na vida do estudante.
- Trabalhar com ferramentas tecnológicas distintas
A internet oferece inúmeras possibilidades de aprendizado para o educador. Entre elas, está a multidisciplinaridade.
Como já mostramos, uma pessoa que cria cursos a distância deve saber sobre o conteúdo lecionado e conhecer estratégias de atração de alunos. Mas, além disso, é necessário aprender a usar várias outras ferramentas, como:
- plataforma de cursos;
- edição de vídeos;
- apresentação interativa.
Ou seja, há vários instrumentos que agregam valor ao currículo do educador.
- Incorporar a educação a distância ao ensino presencial
Esse é um aspecto interessante de ser trabalhado para quem deseja aprimorar a educação na era digital.
Os encontros presenciais são caracterizados pela troca de conhecimento e aplicação deste. Mas isso pode também ser vivenciado na EAD por meio da promoção da interatividade dos alunos.
O ensino a distância pode ser um braço para o desenvolvimento mais ágil dos alunos. Isso acontece, por exemplo, na incorporação de materiais digitais ao dia a dia do estudante, como testes online, vídeos interativos e o próprio aprofundamento em determinados assuntos.
As 5 habilidades do educador presencial utilizadas na EAD
O Censo EAD Brasil 2017-2018 mediu o nível de alguns aspectos considerados essenciais no ensino a distância e entre eles estavam os tutores qualificados.
De fato, a qualidade do educador impacta diretamente a educação na era digital e, para que ele atinja esse nível, é preciso a união de algumas habilidades.
- Diplomacia
A diplomacia pode ser entendida como o relacionamento civilizado e pacífico com diferentes grupos.
No caso do educador, isso significa ter paciência e ser direto ao lidar com os alunos, mantendo a confiança das suas decisões.
É aquela questão: tratar com delicadeza, mas firmeza, ajudará em uma troca mais respeitosa e contribuirá para que ambas as partes saiam ganhando.
- Adaptação
A capacidade de adaptação é uma das maiores aptidões que uma pessoa que lida com a educação na era digital precisa ter.
Tudo muda com agilidade: o mercado, as suas demandas e a própria opinião das pessoas.
O educador, então, precisa estar preparado para poder ser adaptar, a fim de sempre levar valor ao aluno de EAD.
Por exemplo, quando novas tecnologias surgirem, é preciso considerar sua utilização, o contexto de necessidade e a própria capacidade de interagir com elas.
- Tolerância
Nem sempre os alunos estarão dispostos a ouvir, a metodologia adotada será a melhor para todos os estudantes e o educador precisa saber disso.
Ser tolerante cruza com o princípio da resiliência, mas também da humildade.
Demonstrar paciência, empatia e buscar entender que nem sempre o outro terá uma atitude correta é um importante traço.
- Preparação
Parece redundante falar sobre preparação para um educador, mas é preciso atenção, especialmente se você está passando por uma transição do ensino presencial para a EAD.
É preciso se preparar não só para passar o conteúdo, mas também para lidar com imprevistos, mudanças no caminho, adaptação de conteúdos de acordo com a demanda do público, entre outras questões.
- Desenvolvimento
Geralmente, quem procura cursos a distância quer desenvolver habilidades bem específicas. Logo, o educador precisa captar essa essência a fim de promover o desenvolvimento do aluno.
Isso significa conhecer as individualidades dos grupos atendidos para oferecer um ensino que atenda às suas expectativas.
Uma alternativa interessante é usar a metodologia ativa na condução da jornada de descoberta do aluno.
A educação na era digital
Assim como trouxe uma série de oportunidades, a educação na era digital também impôs novos desafios ao cotidiano do educador.
Como mostramos, é preciso estar atento às demandas desse mercado, atualizando-se constantemente para oferecer um diferencial ao estudante.
Habilidades como tolerância, adaptação e preparação ajudam a diferenciar um educador de sucesso no mundo digital. Mas não é só isso: a busca pelo domínio da tecnologia também deve fazer parte do dia a dia do professor.
Se você acredita que essa é uma ótima possibilidade para você e quer começar a sua empreitada no mercado digital, baixe gratuitamente nosso ebook: Como gravar seus vídeos sozinho em 5 passos e acesse também o curso de Edição para iniciantes passo a passo.
Fonte: Hotmart