Gravar vídeos com celular pode ser a melhor opção para quem não tem equipamentos profissionais

Gravar vídeos com celular pode ser a melhor opção para quem não tem equipamentos profissionais

Aparelho oferece recursos fundamentais que podem ser melhorados cada vez mais.

Alguns anos atrás era um tanto inconcebível imaginar um cineasta pensando em gravar um filme com o celular. A qualidade inferior era o principal motivo. Mas, esse cenário mudou. Hoje, gravar vídeos com celular é uma opção viável aos produtores de conteúdo, diria até que é uma das melhores.

E é uma escolha que chegou também para os cineastas. O diretor americano Steven Soderbergh gravou seu novo filme, “Unsane”, com um iPhone.

Atualmente, há muitos motivos para profissionais usarem celulares em seus projetos. Um exemplo disso é o fotógrafo corporativo e de casamentos, Christian Nachtrieb, ele também é um dos apoiadores do uso.

De acordo com ele, os telefones não estão apenas melhorando em termos de qualidade, mas também são bem convenientes.

O que faz um vídeo ser bom? 

As melhorias das câmeras dos celulares permitem, principalmente, uma captura com mais qualidade. Mais isso vai além de seu significado primário.

Um bom vídeo pode ser na técnica ou só ser agradável ao público. Para explorar isso melhor, é preciso analisar os elementos básicos que compõem um bom vídeo.

Tecnicamente, a excelência chega a ser fácil de identificar. Na televisão, por exemplo, durante um evento esportivo, existem diversos vídeos de tirar o fôlego devido as cenas espetaculares. Mas, do ponto de vista técnico, há três elementos fundamentais:

Composição: para um vídeo atraente, é preciso compor os elementos em uma cena ou sequência deliberadamente. É fundamental usar seu celular como um pintor de belas artes, organizando formas, cores, linhas e texturas.

Iluminação: a luz não apenas apresenta o que está sendo filmado, mas também estabelece humor e emoções. Experimente diferentes luzes e esteja ciente de onde está sua fonte de luz principal.

Ponto de vista: considere a posição da lente da sua câmera e pense como o vídeo vai te ajudar a contar a história. Alguns vídeos usam ponto de vista subjetivo para conectar os espectadores à história. Enquanto outros exigem um ponto de vista menos pessoal.

Um vídeo pode ressoar por outras razões, além da técnica requintada. O assunto pode ser engraçado, emocionante, triste ou caótico. Muitas vezes, um vídeo pode nos atrair por outros meios, mesmo sendo tecnicamente falho.

Neste caso vemos que um vídeo obviamente opera em um nível visual, mas pode ser conduzido de outras formas.

Elemento importante

Configurações: Antes de gravar vídeos com celular, configure-o corretamente. E a principal delas é a resolução do vídeo, que se refere ao tamanho dele. As mais comuns são 1080 e 4K.

Em seguida, veja a taxa de quadros. Nela, definimos a quantidade de frames por segundo (fps). As mais comuns são 24 fps, 30 fps e 60 fps. Saiba que, quanto maior o número, mais suave será o vídeo produzido.

Essas duas configurações afetam os componentes visuais e de áudio do seu projeto. Elas também chegam a definir o tamanho final do arquivo de vídeo. Por exemplo, um vídeo de cinco segundos, com resolução 4K será quatro vezes o tamanho de um em resolução 1080.

Como gravar vídeos com celular em maior qualidade 

Gravar vídeos com celular não é a experiência mais intuitiva. Isso acontece porque os telefones são projetados com milhares de tarefas, significando que eles não tem alguns importantes recursos. Mas, ainda assim, existem formas de melhorar a qualidade dos vídeos.

Iluminação: é importante evitar ter uma janela ou uma fonte de luz atrás do objeto ou de você. Afinal, assim, além da imagem estourar, só aparecerá a silhueta do alvo. Neste caso, coloque a fonte de luz na sua frente.

Use as duas mãos: se estiver gravando um produto, aparentemente, essa dica até parece óbvia, mas na cultura de vídeos rápidos e curtos em redes sociais, é importante reforçar. Até porque essa ação faz uma grande diferença. Lentes de celulares possuem estabilização de imagem óptica integrada.Mas ainda assim é importante segurar com as duas mãos, para deixar as imagens ainda mais estáveis. Além do uso das duas mãos evitar uma qualidade ondulada com movimentos rápidos. Se estiver gravando a si mesmo, procure usar um tripé.

E se você quiser mais dicas como essa, acesse o meu canal no youtube e me siga nas redes sociais.

Fonte: Influu adaptado por Val Mesquita