O Que é SEO (Search Engine Optimization) e os principais fatores do ranking no Google

Antes de entrarmos em detalhes sobre o que é SEO, é preciso que você entenda como o Google funciona.

O Google possui um sistema de algoritmos que monitora a internet 24 horas por dia, o objetivo é entregar para os seus usuários o melhor conteúdo sobre o assunto pesquisado.

E ele faz isso por um sistema de palavras-chave, que são as pesquisas, por exemplo:

O usuário vai ao Google e digita: “como trabalhar em casa”.

A primeira página vai mostrar os 10 primeiros resultados, que é chamado de SERP, que é um ranking de posicionamento. Os 10 primeiros resultados são os que mais recebem cliques. Quanto melhor sua posição no ranking mais cliques e mais pessoas vão visitar o seu site/blog.

Para montar a SERP o Google avalia uma série de fatores, como qualidade do conteúdo, relevância da palavra-chave, autoridade do site, backlinks e centenas de outros.

Posicionar no Google é o principal motivo para que você entenda o que é SEO.

Então podemos definir que SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de otimização do seu site ou blog, para que o Google entenda que o seu conteúdo é bom e mostre os resultados para os usuários, levando em conta as buscas de uma determinada palavra-chave. No nosso caso acima, a palavra-chave foi “como trabalhar em casa”.

Com técnicas de SEO, você vai trazer visitantes ao seu site ou blog, vai capturar os leads e realizar vendas.

O SEO é com certeza uma das melhores estratégias de marketing digital, pois uma vez que foi feito o investimento inicial e o blog for posicionado, o retorno tende a ser muito positivo.

Neste caso, você não precisa investir tanto no Google Ads, pois você já vai estar posicionado no Google.

Então se você está buscando melhorar o seu site/blog (para atrair mais visitantes) ou está querendo montar um site/blog do zero é importante que você conheça e estude SEO.

A estrutura de qualquer site/blog é fundamental para o resultado do seu negócio, eu indico para quem está nessa fase de estruturação o curso online, como criar sites profissionais.

Principais fatores do Ranking no Google

Neste mecanismo, os resultados das buscas são divididos em dois grupos distintos: Resultados orgânicos e pagos.

Os resultados provenientes de anúncios pagos são mostrados no topo de cada página, sinalizados, “anúncio” e logo em seguida vem os resultados orgânicos.

A posição dos resultados é definida pelos robôs do Google que atuam como rastreadores e avaliam dados como: nível de relevância e autoridade da página. E, em poucos segundos, organizam e mostram os resultados aos usuários.

Eles entendem que devem priorizar páginas que possam oferecer melhor experiência e qualidade ao usuário. Como um conteúdo mais completo para responder o questionamento ou saciar a necessidade de quem solicitou a busca.

Aqui vamos listar alguns dados básicos, que merecem atenção no planejamento de SEO.

Fatores On Page (Trabalhados Dentro Do Próprio Site)

  • Qualidade do conteúdo;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Título interno;
  • SEO Title;
  • URLs amigáveis;
  • Heading Tags;
  • LSI: o uso da palavra-chave;
  • Tempo de permanência na página;
  • Otimização de imagens para SEO;
  • Tamanho da imagem;
  • Linkagem interna;
  • Design Responsivo;
  • Tempo de carregamento;
  • Meta Description;
  • Botões de Compartilhamento.

Fatores Off Page (Externos Ao Site)

  • Link Building;
  • Autoridade;
  • Localidade;
  • Engajamento nas redes sociais.

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Fonte: Alex Vargas adaptado por Jefferson Agostinho

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