O Que é SEO (Search Engine Optimization) e os principais fatores do ranking no Google
Antes de entrarmos em detalhes sobre o que é SEO, é preciso que você entenda como o Google funciona.
O Google possui um sistema de algoritmos que monitora a internet 24 horas por dia, o objetivo é entregar para os seus usuários o melhor conteúdo sobre o assunto pesquisado.
E ele faz isso por um sistema de palavras-chave, que são as pesquisas, por exemplo:
O usuário vai ao Google e digita: “como trabalhar em casa”.
A primeira página vai mostrar os 10 primeiros resultados, que é chamado de SERP, que é um ranking de posicionamento. Os 10 primeiros resultados são os que mais recebem cliques. Quanto melhor sua posição no ranking mais cliques e mais pessoas vão visitar o seu site/blog.
Para montar a SERP o Google avalia uma série de fatores, como qualidade do conteúdo, relevância da palavra-chave, autoridade do site, backlinks e centenas de outros.
Posicionar no Google é o principal motivo para que você entenda o que é SEO.
Então podemos definir que SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de otimização do seu site ou blog, para que o Google entenda que o seu conteúdo é bom e mostre os resultados para os usuários, levando em conta as buscas de uma determinada palavra-chave. No nosso caso acima, a palavra-chave foi “como trabalhar em casa”.
Com técnicas de SEO, você vai trazer visitantes ao seu site ou blog, vai capturar os leads e realizar vendas.
O SEO é com certeza uma das melhores estratégias de marketing digital, pois uma vez que foi feito o investimento inicial e o blog for posicionado, o retorno tende a ser muito positivo.
Neste caso, você não precisa investir tanto no Google Ads, pois você já vai estar posicionado no Google.
Então se você está buscando melhorar o seu site/blog (para atrair mais visitantes) ou está querendo montar um site/blog do zero é importante que você conheça e estude SEO.
A estrutura de qualquer site/blog é fundamental para o resultado do seu negócio, eu indico para quem está nessa fase de estruturação o curso online, como criar sites profissionais.
Principais fatores do Ranking no Google
Neste mecanismo, os resultados das buscas são divididos em dois grupos distintos: Resultados orgânicos e pagos.
Os resultados provenientes de anúncios pagos são mostrados no topo de cada página, sinalizados, “anúncio” e logo em seguida vem os resultados orgânicos.
A posição dos resultados é definida pelos robôs do Google que atuam como rastreadores e avaliam dados como: nível de relevância e autoridade da página. E, em poucos segundos, organizam e mostram os resultados aos usuários.
Eles entendem que devem priorizar páginas que possam oferecer melhor experiência e qualidade ao usuário. Como um conteúdo mais completo para responder o questionamento ou saciar a necessidade de quem solicitou a busca.
Aqui vamos listar alguns dados básicos, que merecem atenção no planejamento de SEO.
Fatores On Page (Trabalhados Dentro Do Próprio Site)
- Qualidade do conteúdo;
- Tamanho do conteúdo;
- Título interno;
- SEO Title;
- URLs amigáveis;
- Heading Tags;
- LSI: o uso da palavra-chave;
- Tempo de permanência na página;
- Otimização de imagens para SEO;
- Tamanho da imagem;
- Linkagem interna;
- Design Responsivo;
- Tempo de carregamento;
- Meta Description;
- Botões de Compartilhamento.
Fatores Off Page (Externos Ao Site)
- Link Building;
- Autoridade;
- Localidade;
- Engajamento nas redes sociais.
Se você gostou deste artigo sobre o que é SEO curta minha página no Facebook e me segue no Instagram para não perder os próximos posts! Sempre tem dicas valiosas sobre marketing digital e empreendedorismo. Aproveite!
Fonte: Alex Vargas adaptado por Jefferson Agostinho
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!