Passo a passo para fazer um chroma key caseiro
A utilização do chroma key vai permitir que seus vídeos fiquem mais profissionais, já que possibilitam a inserção de efeitos especiais e artísticos, ao fundo da gravação de um objeto ou pessoa principal. O que abre um leque de possibilidades à criatividade de cada um.
Mas nem sempre investir em um recurso mais caro, logo de cara, é opção. Por isso chegou a hora de te ajudar a fazer um chroma key caseiro. Ou mesmo para sua empresa, com poucos recursos.
Existem três cores possíveis para o fundo do chroma key: verde, azul e vermelho.
O fundo verde é o mais utilizado, por proporcionar um contraste com a pele das pessoas, facilitando seu recorte, para a inserção posterior de uma imagem. Já o fundo azul é o ideal para o corte, o que auxilia a edição, principalmente em vídeos caseiros.
Agora, mãos à obra!
Existem duas formas, com a colocação do tecido ou pintando o espaço. Vamos passar os detalhes de cada um deles.
-
Caso escolha utilizar tecido
Tire as medidas do espaço que você vai gravar. Em seguida, vá até uma loja de tecidos e escolha a cor de sua preferência (lembrando que o azul é o mais indicado para edições caseiras). O tecido mais adequado, para a criação de um chroma key, é o poliéster.
Você vai precisar de um suporte para colocar o tecido, o qual pode ser de madeira ou canos de PVC.
Garanta que o suporte tenha sustentação suficiente para segurar o tecido. E que seja construído na altura correta, para a gravação de seus vídeos.
Caso seu orçamento seja baixo, pode fixar o tecido com fita adesiva. Lembrando que o tecido precisa ficar bem esticado. Tome cuidado para evitar “lombadas” no tecido, que podem afetar a edição.
Uma das vantagens do chroma key feito em tecido é que ele pode ser transportado e armazenado em qualquer lugar, facilitando eventuais vídeos que forem feitos fora de seu estúdio de gravação caseiro.
Outra boa vantagem é que, esticando o orçamento, você pode ter mais de uma cor e diversificar ainda mais suas produções.
-
Se preferir pintar o espaço
Outra opção é pintar a parede onde fará fazer a gravação, nas cores azul, verde ou vermelha. Mas preste atenção, pois não pode haver nenhuma imperfeição na parede. Por isso, escolha paredes lisas ou possam ser lixadas, até terem um acabamento liso.
Passe várias mãos de tinta, até ter a consistência de uma cor sólida, na parede pintada. Garanta que a cor pintada esteja uniforme, caso contrário, a projeção no fundo poderá ser prejudicada.
O ideal é experimentar qual das duas formas será melhor para o seu caso, além de avaliar qual será o custo. Mas ambos os métodos funcionam bem na hora de criar o seu chroma key caseiro.
Edição de vídeo com chroma key
Depois de gravar o vídeo com chroma key, é hora de editá-lo.
Para isso, você precisa de um editor que suporte o efeito chroma key e faça a anulação de cores que são a base da técnica.
Existem diversos programas de edição e criação para essa ferramenta, que vão desde os mais simples, como o conhecido Windows Movie Maker ou o Filmora, até os mais complexos, como: Adobe premiere. Caso você seja um iniciante e deseja começar a aprender, temos um curso completo sobre edição de vídeos.
Filmora é indicados para iniciantes pela sua simplicidade e praticidade. Mesmo sendo mais indicado para iniciantes, o software oferece recursos avançados de edição de vídeo. Com ele, é possível ajustar cor, adicionar filtros, equalizar o som de áudio, inserção de efeitos complexos e muito mais. Está disponível para Windows e Mac, com versão em português. Ele é um dos mais barato que outros programas de edição.
O Adobe Premiere Pro é um dos editores mais completos e renomados no mundo todo. Sua estrutura é completa para criar efeitos, cortes, transições, ajustar trilhas de áudio e diferenciar produções de caráter profissional para filmes, televisão e vídeos para web. Todos os recursos estão disponíveis para Mac e Windows.
Fonte: Vidmonsters adaptado por Jefferson Agostinho